• img1
  • img2
  • img3
  • img4
  • img5
  • img6
  • img7
  • img8
  • img9
  • img10
  • img11
  • img12

As Algas de São Martinho do Porto - DAC 6º C e 6º D

As Algas de São Martinho do Porto

Trabalho desenvolvido pelas turmas 6ºC e 6ºD no âmbito dos domínios de autonomia Curricular - DAC

Este trabalho iniciou-se com uma ida à praia de São Martinho do Porto, no dia 15 de outubro de 2020, com o objetivo de recolher as mundialmente conhecidas Gelidium sesquipedale, pertencentes ao grupo macroalgas vermelhas. Os alunos referidos estavam acompanhados pelas diretoras de turma e pela professora de português. Neste espaço, os discentes apanharam algas que transportaram, para a escola, em baldes com água do mar. Durante esta saída tiveram ainda oportunidade de entrevistar a D. Tânia, dona do armazém “Tambor Misterioso”.

algas 1

Na sequência deste trabalho, estes alunos novamente acompanhados pelas professoras e pelo Sr. João Paulo, funcionário da nossa escola e também apanhador destas algas, visitaram o armazém "Tambor Misterioso", no dia 5 de novembro de 2020. Aqui, foi mostrado o espaço onde as algas são espalhadas para secarem. Depois de secas, rolando num tambor, são limpas das areias. Finalmente, são enfardadas e exportadas para Espanha, país que procede à extração do valioso agar-agar das algas secas, exportando-o, depois, para todo o mundo. Este produto entra na composição de produtos farmacêuticos, alimentares e de cosmética. Estuda-se a possibilidade de novas utilizações. A biomassa restante serve para fazer rações e fertilizar a terra, prática utilizada desde o século XV.

algas 2

No dia 1 de junho de 2021, para finalizarem o trabalho sobre as algas, no auditório da nossa escola, estes alunos entrevistaram o Sr. Ricardo Macedo, natural de São Martinho do Porto e conhecedor das algas desta localidade e dos seus benefícios. Completou os conhecimentos dos alunos sobre o tema estudado ao longo do ano, salientando que as algas purificam mais de 50% do ar que respiramos. Acrescentou que está a desenvolver-se a possibilidade destas algas entrarem na indústria de confeção e no fabrico de embalagens que substituam o plástico. Salientou, ainda, as condições que fazem das algas de São Martinho do Porto as melhores do mundo: as águas frias do Oceano Atlântico, a abundância da luz solar incidente, a envolvência rochosa e a ondulação desta zona.

alunos 6c 6d

Com as algas recolhidas pelos alunos, no dia 15 de outubro de 2020, estão a ser feitas experiências e trabalhos em Educação Visual e Educação Tecnológica, que serão mostrados numa exposição.

 

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros Voluntários
2460-654 S. Martinho do Porto
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 262 985 090
Fax: 262 989 083

© 2018 AESMPORTO

Procurar