Equipa Erasmus
   Ana Nunes
   Elsa Fernandes
   Margarida Vieira
   Susana Traquina
 
Duração do Projeto:
Em implementação até abril de 2024
 
Objetivos:
  • Implementar práticas educativas inovadoras e diversificadas, relacionadas, sobretudo, com a utilização pedagógica das TIC, por, pelo menos, 2 docentes por ciclo de ensino.
  • Desenvolver competências linguísticas e comunicacionais ao nível das línguas estrangeiras, sobretudo o Inglês, envolvendo 20 alunos do ensino secundário em mobilidades internacionais.
  • Promover o sucesso escolar e a verdadeira inclusão dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e/ou economicamente desfavorecidos, envolvendo, pelo menos, dois destes alunos em cada mobilidade.
  • Promover nos alunos uma maior consciência europeísta e a prática de uma cidadania ativa, através do envolvimento de 20 alunos nas mobilidades internacionais.

 

Documentos:

Documento PDF Regulamento KA122

 

Ano Letivo 2022/2023

Docentes para formação no ano letivo 2022/2023: https://padlet.com/crispsousa73/blended-learning-erasmus-dublin-4jpwtlmqm663ingg

Noticia - Visita a na Sicília e na Roménia

 

Galeria de Fotos

Dublin2 Docentes abr23 Dublin1 Docentes abr23

 

 

Projeto Biblioteca Digital aprovado e financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares / Ministério da Educação, a aplicar nas seguintes escolas do 1º ciclo:
  • EB de Alfeizerão (com BE integrada na RBE e Centro Escolar; 5 turmas);
  • EB de S. M. Porto (com BE não integrada na RBE; 5 turmas);
 
Objetivos:
  • promover a equidade e a igualdade de oportunidades entre os nossos alunos, no acesso a competência digitais, que permitam a aquisição de competências diversificadas;
  • incluir no serviço de biblioteca um programa consistente de promoção de literacias, com uso de recursos informáticos e meios digitais, de acordo com as necessidades dos Planos de Turma, em articulação com os professores titulares de turma;
  • dotar as Bibliotecas Escolares do 1º ciclo de equipamentos informáticos móveis.

O Programa Leitura em Família deseja incentivar o contacto com os livros e o envolvimento parental na descoberta do prazer de ler em crianças dos 0 aos 10 anos. A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor. A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender. Neste contexto, a escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida. Reconhecendo a proximidade que os educadores e professores têm com as famílias, o PNL2027, através dos Programas Leitura em Vai e Vem e Já Sei Ler, convida-os à leitura diária com as crianças, a diversificar as obras disponíveis, a selecionar textos infantis de qualidade, a escolher outras que lhes agradem e que as incentivem, entusiasmem e ajudem a realizar um percurso evolutivo de leituras. A concretização deste Programa e o seu impacto dependem do apoio de todos: direções dos agrupamentos, docentes, não-docentes e famílias. 
 
Objetivos:
  • Inserir nas atividades dos professores momentos de leitura diária e atividades lúdicas de contacto com os livros;
  • Sensibilizar as famílias para a importância do livro no desenvolvimento das crianças, mobilizando-as para lerem diariamente a par e em voz alta;
  • Garantir o intercâmbio de livros entre a escola/biblioteca escolar e a casa, e partilha de vivências de leitura nos ambientes familiar e escolar.
 
Ações:
  • Leitura e vai e vem, para o pré-escolar:
  • Já sei ler, para o 1º ciclo
 
Projetosproposto, aprovado e financiado pelo Plano Nacional de Leitura. Mais informações em https://www.pnl2027.gov.pt/np4/file/2182/Orienta__es_Leitura_em_Familia.pdf

A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.
Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto:Ler sempre. Em qualquer lugar.
É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.
 
Projeto proposto, aprovado e financiado pelo Plano Nacional de Leitura, para a EBS (escola sede):Mais informações em https://www.pnl2027.gov.pt/np4/10minutosaler.html

etwinning

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.

Proporciona uma plataforma para que os profissionais de educação (professores, diretores, bibliotecários) que trabalham numa escola num dos países Europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar, em suma, sentir.se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. (in www.etwinning.net)

Neste ano letivo (2019/2020), alunos das turmas do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias estão a desenvolver o projeto STEMATH com escolas da Turquia, Arménia, Roménia, Moldávia, Sérvia e Croácia.

O ensino e a aprendizagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) busca a compreensão e o real impacto destas disciplinas no mundo.

Este projeto pretende desenvolver um trabalho colaborativo entre alunos e professores, resolvendo problemas utilizando a modelação matemática.

etw 2019 2020

 

8   7   5 
         
4   2   1
         
9   6   3

 

Projetos de anos anteriores

etwinning        Projeto Mathematical Thoughts - ano letivo 2018/2020

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros Voluntários
2460-654 S. Martinho do Porto
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 262 985 090
Fax: 262 989 083

© 2018 AESMPORTO

Procurar