No sentido de pensar o uso da IA (Inteligência Artificial) na escola os professores Paula Mesquita e José Lopes realizaram uma formação, “Artificial Intelligence for Education: Exploring the Frontiers of ICT” em Malta liderada por um formador de excelência, Klaus Conrad.
26 de fevereiro 2024
Questão do dia: a partir do momento em que as máquinas fizerem o trabalho do professor, será este necessário? Se sim, porquê? Qual o papel do professor hoje?
Questão que todos os professores se devem fazer se quiserem serem parte integrante da mudança. Porque a implementação/utilização da IA já não é: -devemos implementa-la? Na verdade essa mudança já está em marcha (exames digitalizados, em parte ou na totalidade corrigidos por máquinas, uso do chatGpt quer por alunos, quer por professores, ética e direitos de autor, …).
27 e 28 de fevereiro 2024
Estes dias foram dedicados à experimentação de aplicações/programas que usam IA.
É assustador a eficiência e a capacidade de realização destas ferramentas!
Todas as aplicações que usam AI usam de alguma forma uma destas três plataformas: chatGpt, Copilot ou Gemini (mas há mais).
Outros exemplos:
Twee: desenhado essencialmente para professores de línguas, usa AI para estruturar planos de aula que começam com um vídeo ou áudio e cria toda uma série de atividades (resumos, correspondências, completar, …)
Microsoft Translate: permite tradução simultânea. O professor fala para um microfone e no ecrã que o aluno está a usar aparece a tradução na língua que ele escolher.
Julius: uma espécie de chatGpt mas mais focado em conteúdos da matemática.
29 de fevereiro 2024
IA e ética.
Talvez o tópico mais sensível e premente de reflexão pois com o advento da IA, a manipulação de imagens (vozes, vídeos) ficou ao alcance de um clique e isto é assustador.
Recomendamos o visionamento deste vídeo:
https://youtu.be/6xDA_7U95rs?si=Duqc-1TSr4f5NW2u
30 de fevereiro 2024
Considerações finais sobre os tópicos anteriores.
Consideramos como importante a reflexão/debate sobre a IA na nossa escola, assim como a formação/capacitação dos professores nesta área.