No primeiro fim de semana de dezembro, o Banco Alimentar realizou uma campanha nacional de recolha de alimentos. Com a ajuda de muitos voluntários que, orgulhosamente, vestiram a camisola em nome da solidariedade, foi concretizada a recolha de milhares de quilos de bens alimentares. Estes, serão distribuídos por diferentes instituições, as quais, por sua vez, os farão chegar às famílias mais carenciadas.
Durante o mês de novembro, Constança Gonçalves, voluntária e responsável pelo núcleo de São Martinho, explicou aos alunos do 10.º ano de escolaridade e ao 1º ano dos Cursos Profissionais do nosso agrupamento como se processa a campanha nacional de recolha de alimentos, a logística necessária para chegar aos mais carenciados, destacando sempre a importância do trabalho dos voluntários, convidando os alunos a juntarem-se à causa e a serem solidários na campanha de recolha.
Assim, nos dias 2 e 3 de novembro, escuteiros, alunos, assistentes operacionais e professores deram o rosto pela campanha no Intermarché de São Martinho do Porto, registando-se um total de 1200kg de alimentos recolhidos.
Durante as duas semanas que antecederam a campanha, o Agrupamento organizou uma recolha de alimentos na escola sede, tendo angariado um total de 120 quilos de alimentos.
Como a solidariedade não se faz uma vez por ano, o BA tem uma campanha a decorrer que se chama “Papel por Alimentos”. Pretende desta forma angariar o máximo de papel possível (jornais, manuais velhos, cadernos, folhetos promocionais) que dará lugar à compra de bens essenciais. A nossa escola está sempre disponível para receber este tipo de materiais, encaminhando-os depois para a sede da Instituição nas Caldas da Rainha.