• img1
  • img2
  • img3
  • img4
  • img5
  • img6
  • img7
  • img8
  • img9
  • img10
  • img11
  • img12

Artigo no âmbito da literacia em saúde e bem-estar psicológicos

Férias Escolares

Alívio ou Desalento??

Finalmente os miúdos de férias: acabaram os lanchinhos, as lancheiras, a correria matinal para todos se despacharem a tempo e horas “veste-te depressa Manel”; “lava os dentes João”; “come rápido Maria”; “pega na mochila Afonso”; “leva o lanche Mariana”.

Acabaram os fins de dia com as frases repetidas: “tens trabalhos de casa?”; “só brincas depois de fazeres os trabalhos!”; “tens recados na caderneta?”; “hoje portaste-te bem?”; “são horas de ir dormir!”; “larga o telemóvel!”.

Acabaram as queixas: “mãe, esse recado é injusto, a culpa não foi minha!”; “pai, eu não fiz os tpc porque não percebia nada daquilo!”; “hoje comi no bar porque não gostava do almoço”; “porque é que não tenho cartão verde?”; “deixem-me só acabar o jogo, só mais 5 minutos, já vou dormir!”.

Uf, uma pausa da escola, que alivio! Um pouco de tranquilidade no dia- a- dia!

Mas, inevitavelmente surgem outros desafios:

“onde é que o/a vamos pôr esta semana?”; “ fica com quem?”; “se ficar em casa vai ser só computador, telemóvel, playstation e tv!”; “mesmo de férias não ajuda nada em casa!”.

Pais, mães, avós, calma!

Todos precisamos de férias, de quebrar as regras e as rotinas, com delicadeza, de ter tempo nosso!

Cada família, ainda a trabalhar, terá que gerir, conforme a idade da criança/jovem, onde fica e com quem.

Seria importante, que ao longo das férias, houvesse tempos para estar em casa e tempos para atividades fora de casa.

Seria importante que todas as crianças pudessem ter férias, ou seja, que não frequentassem o ATL durante todo o tempo de férias.

Seria importante que todas as crianças passassem algum tempo das férias com os pais, também de férias.

Seria importante que não as obrigassem a fazer livros de fichas. Basta que as incentivem a ler um pouco; qualquer tipo de livros ou histórias, desde que adequadas à idade. A leitura desenvolve múltiplas competências, transversais a múltiplas aprendizagens.

Seria importante que as ouvissem, mesmo a sério, esse tempo de atenção individualizada é-lhes tão necessário.

Seria importante que lhes mostrassem o quanto elas são importantes e especiais, o quanto gostam delas, mesmo quando dizem “não!”.

Seria importante que lhes mostrassem, pelo exemplo, que a vida não é uma seca, que é fantástico fazer coisas, aprender coisas e partilhar com os outros.

Seria importante ensinar-lhes que rir e chorar é normal, que acertar e errar também é normal e que, zangarmo-nos às vezes, continua a ser normal.

Boas férias para todas as famílias, aproveitem, pois daqui a pouco já se ouvirá dizer: “ que venha a escola outra vez!”

 

SPO

A Coordenadora: Paula Coelho

Julho de 2022

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros Voluntários
2460-654 S. Martinho do Porto
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 262 985 090
Fax: 262 989 083

© 2018 AESMPORTO

Procurar