Férias Escolares
Alívio ou Desalento??
Finalmente os miúdos de férias: acabaram os lanchinhos, as lancheiras, a correria matinal para todos se despacharem a tempo e horas “veste-te depressa Manel”; “lava os dentes João”; “come rápido Maria”; “pega na mochila Afonso”; “leva o lanche Mariana”.
Acabaram os fins de dia com as frases repetidas: “tens trabalhos de casa?”; “só brincas depois de fazeres os trabalhos!”; “tens recados na caderneta?”; “hoje portaste-te bem?”; “são horas de ir dormir!”; “larga o telemóvel!”.
Acabaram as queixas: “mãe, esse recado é injusto, a culpa não foi minha!”; “pai, eu não fiz os tpc porque não percebia nada daquilo!”; “hoje comi no bar porque não gostava do almoço”; “porque é que não tenho cartão verde?”; “deixem-me só acabar o jogo, só mais 5 minutos, já vou dormir!”.
Uf, uma pausa da escola, que alivio! Um pouco de tranquilidade no dia- a- dia!
Mas, inevitavelmente surgem outros desafios:
“onde é que o/a vamos pôr esta semana?”; “ fica com quem?”; “se ficar em casa vai ser só computador, telemóvel, playstation e tv!”; “mesmo de férias não ajuda nada em casa!”.
Pais, mães, avós, calma!
Todos precisamos de férias, de quebrar as regras e as rotinas, com delicadeza, de ter tempo nosso!
Cada família, ainda a trabalhar, terá que gerir, conforme a idade da criança/jovem, onde fica e com quem.
Seria importante, que ao longo das férias, houvesse tempos para estar em casa e tempos para atividades fora de casa.
Seria importante que todas as crianças pudessem ter férias, ou seja, que não frequentassem o ATL durante todo o tempo de férias.
Seria importante que todas as crianças passassem algum tempo das férias com os pais, também de férias.
Seria importante que não as obrigassem a fazer livros de fichas. Basta que as incentivem a ler um pouco; qualquer tipo de livros ou histórias, desde que adequadas à idade. A leitura desenvolve múltiplas competências, transversais a múltiplas aprendizagens.
Seria importante que as ouvissem, mesmo a sério, esse tempo de atenção individualizada é-lhes tão necessário.
Seria importante que lhes mostrassem o quanto elas são importantes e especiais, o quanto gostam delas, mesmo quando dizem “não!”.
Seria importante que lhes mostrassem, pelo exemplo, que a vida não é uma seca, que é fantástico fazer coisas, aprender coisas e partilhar com os outros.
Seria importante ensinar-lhes que rir e chorar é normal, que acertar e errar também é normal e que, zangarmo-nos às vezes, continua a ser normal.
Boas férias para todas as famílias, aproveitem, pois daqui a pouco já se ouvirá dizer: “ que venha a escola outra vez!”
SPO
A Coordenadora: Paula Coelho
Julho de 2022