Alunos do 3.º ano do Ensino Profissional nos “Books and Movies”

Imprimir

No passado dia 8 de novembro, os alunos do 3.º P deslocaram-se a Alcobaça para assistirem ao filme de João Botelho “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, baseado na obra de José Saramago com o mesmo título.

A obra será objeto de estudo na disciplina de Português durante o segundo semestre, pelo que o filme, inscrito no programa dos “Books and Movies”, se revelou uma ferramenta de aprendizagem importante.

Depois de 16 anos a viver no Brasil, Ricardo Reis chega a Lisboa, debaixo de chuvas torrenciais, no dia 29 de Dezembro de 1935. Instalado no Hotel Bragança, assiste ao desenrolar de um tempo particularmente sombrio na Europa, marcado pelos horrores do fascismo de Mussolini, pelos ideais nazis de Hitler, pela terrível Guerra Civil espanhola e, em Portugal, pelo autoritarismo salazarista do Estado Novo. Depois de uma visita à sepultura de Fernando Pessoa (Reis é, na realidade, uma personagem surgida da heteronímia de Pessoa), o fantasma do poeta faz uma série de aparições no quarto de Reis onde, durante meses, ambos se perdem em reflexões sobre a vida, o país e o mundo.

A atividade contou ainda com a presença do realizador João Botelho que respondeu às questões do público e deu uma “aula” de cinematografia: “um filme é uma obra baseada noutra: é um jogo de luzes e sombras. É a dicotomia entre o bem e o mal, o herói e o vilão.” Também o alcobacense Daniel Bernardes, autor da banda sonora, marcou presença no evento e esteve à disposição do público. A moderação esteve a cargo de Alberto Guerreiro.

book and movie1