Ouro nas Olimpíadas da Química

Imprimir

No passado dia 17 de julho, o Agrupamento de Escolas de São Martinho participou nas semifinais das Olimpíadas de Química Júnior. A equipa, formada pelos alunos de 9º ano: Beatriz Silva, Jungie Cheng e Maria Água representaram a escola num contexto atípico que todos estamos a viver e que determinou a elaboração das semifinais online.

O processo foi relativamente simples e determinou uma preparação prévia de instalação de software de segurança. No dia da prova sob o olhar atento dos responsáveis da prova, com som e camara ligados, a prova decorreu durante 40 minutos e finda a mesma, a satisfação por parte dos participantes, era visível. Os resultados foram publicados, no site da Sociedade Portuguesa de Química, nesse mesmo dia, por volta das 18 horas e anunciaram a obtenção da medalha de ouro para a equipa de São Martinho do Porto, obtida a partir do resultado conjunto do mérito individual dos alunos participantes.

A medalha de ouro foi obtida com muito mérito, no conjunto das cerca de 36 escolas, que em condições normais teriam prestado provas na Universidade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.

O resultado alcançado permitiu o apuramento da equipa para a final nacional que será planeada para decorrer presencialmente ou nos moldes das semifinais, consoante as circunstâncias pandémicas assim o determinem. 

olimpiadas quimica 1lugar