Autoavaliação

Sendo a autoavaliação um aspeto fundamental para conhecer o ponto de partida e, ao mesmo tempo, definir um rumo a seguir, a escola sede, então ainda não agrupada, no ano letivo 1994/95 implementou o projeto “Observar para Melhorar”, no âmbito do Observatório de Qualidade da Escola PEPT-DEPGEF. Nos anos subsequentes, com algumas adaptações sucessivas, foi seguido o Guião Organizativo do Observatório de Qualidade da Escola.

No ano letivo 2003/2004, a escola sede encetou processos sistemáticos de autoavaliação, através da implementação do sistema de avaliação CAF, tendo ainda em conta a Lei nº 31/2002. Dada a complexidade deste sistema, a Comissão de autoavaliação optou por, durante esse ano letivo elaborar os inquéritos respeitantes à CAF e avaliou as alíneas a), b), c) e h) da referida lei. No ano letivo seguinte aplicaram-se os questionários da CAF, tendo sido feito o seu relatório de análise que apresenta propostas de melhoria.

Posteriormente, a escola sede contactou a empresa Índice Consultores, procurando uma ajuda externa para a implementação de mecanismos mais eficientes de autoavaliação. Em 2005/2006 o Agrupamento assinou um protocolo com esta empresa, com vista à formação dos elementos que, futuramente, haveriam de constituir a Comissão da Qualidade. A referida Ação iniciou-se em Setembro de 2006, tendo-se começado a construir bases mais sólidas e organizadas para a implementação de processos de gestão e autorregulação que permitissem promover a eficácia e a melhoria contínua. A partir do ano letivo 2007/2009, no âmbito da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2008), o Agrupamento foi alvo de inúmeras auditorias internas e externas, tendo-lhe sido atribuída certificação de conformidade (escola sede), a partir do ano letivo2009/2010, por parte de uma entidade externa certificadora.

No ano letivo 2016/2017 iniciou-se um novo ciclo de implementação do modelo CAF, agora na sua versão CAF-Educação. Um grupo de 20 elementos (docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais) integraram a ação de formação de 60 horas “CAF-Educação, Modelo de Autoavaliação”, que culminou com a elaboração do Relatório de Autoavaliação do Agrupamento.

No ano letivo 2017/2018 a equipa CAF encontra-se a frequentar a formação “CAF/EFQM – Estratégias de Melhoria para a Excelência Organizacional”, que culminará na elaboração do Plano de Ações de Melhoria e na preparação da candidatura ao processo de validação externa PEF (Procedure for External Feedback), concedida pela DGAEP.

Em 2018 foi atribuído ao agrupamento o selo “Effective CAF User”, no seguimento da implementação do processo de autoavaliação CAF-Educação.


DOCUMENTAÇÃO

Documento PDF     Relatório de Autoavaliação
     
Documento PDF   Plano de Melhoria
     
Documento PDF   Relatório Feedback Externo CAF
     
Documento PDF   Questionários de Satisfação 2022-2023

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

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