Alunos do 9.ºA do AESMP vencem Concurso escolar de Cinema “Gentes e Lugares”

Imprimir

“Entrevista ao Ti Luís” é o filme vencedor produzido pela turma do 9.ºA, para o Concurso escolar de cinema “Gentes e Lugares” na categoria de 2.º e 3º ciclos. Esta é uma iniciativa promovida pela câmara de Alcobaça, no âmbito da Rede Cultura 2027, que prepara a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.

A edição deste ano contou com a participação de 77 filmes de 47 escolas dos 26 municípios que integram o distrito de Leiria.

Todo o vídeo é trabalho original, incluindo a banda sonora, criada pelos alunos do ensino articulado de música, que integram a turma. Para a pesquisa foram realizadas entrevistas a algumas pessoas que conhecem bem o Ti Luís e consultadas fotos antigas disponíveis nas redes sociais.

Assista ao vídeo Vencedor 

foto1 foto2

Para além do vídeo, a merecida homenagem ao Ti Luís, incluiu a realização de projetos artísticos, na disciplina de Educação Visual, para a pintura de um mural na “vivenda Ti Luis”, o armazém existente no cais onde está diariamente.

A ideia surgiu na sequência de um convite feito à escola por Ricardo Macedo, ex-aluno do Agrupamento e responsável pelo Projeto Limo do Cais.

O Agrupamento contou ainda com a participação de um vídeo na categoria do 1.º ciclo, realizado pelos alunos do 4ºano da EB1 de Alfeizerão.

Assista ao vídeo 

mural10 mural2 mural4
     
mural13 mural8 mural6
     
mural9 mural15 mural12
     
mural14 mural5 mural7
     
mural16   mural17