As Algas de São Martinho do Porto - DAC 6º C e 6º D

Imprimir

As Algas de São Martinho do Porto

Trabalho desenvolvido pelas turmas 6ºC e 6ºD no âmbito dos domínios de autonomia Curricular - DAC

Este trabalho iniciou-se com uma ida à praia de São Martinho do Porto, no dia 15 de outubro de 2020, com o objetivo de recolher as mundialmente conhecidas Gelidium sesquipedale, pertencentes ao grupo macroalgas vermelhas. Os alunos referidos estavam acompanhados pelas diretoras de turma e pela professora de português. Neste espaço, os discentes apanharam algas que transportaram, para a escola, em baldes com água do mar. Durante esta saída tiveram ainda oportunidade de entrevistar a D. Tânia, dona do armazém “Tambor Misterioso”.

algas 1

Na sequência deste trabalho, estes alunos novamente acompanhados pelas professoras e pelo Sr. João Paulo, funcionário da nossa escola e também apanhador destas algas, visitaram o armazém "Tambor Misterioso", no dia 5 de novembro de 2020. Aqui, foi mostrado o espaço onde as algas são espalhadas para secarem. Depois de secas, rolando num tambor, são limpas das areias. Finalmente, são enfardadas e exportadas para Espanha, país que procede à extração do valioso agar-agar das algas secas, exportando-o, depois, para todo o mundo. Este produto entra na composição de produtos farmacêuticos, alimentares e de cosmética. Estuda-se a possibilidade de novas utilizações. A biomassa restante serve para fazer rações e fertilizar a terra, prática utilizada desde o século XV.

algas 2

No dia 1 de junho de 2021, para finalizarem o trabalho sobre as algas, no auditório da nossa escola, estes alunos entrevistaram o Sr. Ricardo Macedo, natural de São Martinho do Porto e conhecedor das algas desta localidade e dos seus benefícios. Completou os conhecimentos dos alunos sobre o tema estudado ao longo do ano, salientando que as algas purificam mais de 50% do ar que respiramos. Acrescentou que está a desenvolver-se a possibilidade destas algas entrarem na indústria de confeção e no fabrico de embalagens que substituam o plástico. Salientou, ainda, as condições que fazem das algas de São Martinho do Porto as melhores do mundo: as águas frias do Oceano Atlântico, a abundância da luz solar incidente, a envolvência rochosa e a ondulação desta zona.

alunos 6c 6d

Com as algas recolhidas pelos alunos, no dia 15 de outubro de 2020, estão a ser feitas experiências e trabalhos em Educação Visual e Educação Tecnológica, que serão mostrados numa exposição.