Jovens empreendedores - Galardão Alcoa D'Ouro 2020

JOVENS EMPREENDEDORES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. MARTINHO DO PORTO RECONHECIDOS COM O GALARDÃO ALCOA D’OURO 2020

O fim do ano de 2020 surpreendeu-nos com a excelente notícia da atribuição do galardão Alcoa D’Ouro aos Jovens de S. Martinho do Porto, na categoria de Empreendedorismo. O galardão deveu-se ao destaque que dois grupos de alunas do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto tiveram no Concurso de Empreendedorismo na Escola 2019, conseguindo dois primeiros lugares nos escalões do 3º ciclo e do Ensino Secundário no concurso promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) e Novo Verde.

As alunas do 3º ciclo (Júlia Baptista, Maria Inês Esteves, Maria Rita Paulino e Rita Ascensão) obtiveram o 1º lugar neste escalão com o projeto “Leaflife”. O projeto consistia na reutilização das folhas de árvores caducas ou das folhas que restam da poda das árvores. Este material vegetal seria utilizado para produzir um polímero semelhante ao plástico, uma das substâncias mais utilizadas mundialmente mas que se constitui como uma grande ameaça em termos de poluição. Sendo possível produzir plástico a partir de um composto chamado PHB (polihidroxibutirato) e sabendo que este composto existe nas folhas, poderá ser utilizado para produzir um material semelhante ao plástico (Polipropileno-PP) mas biodegradável e menos poluente.

As alunas do ensino secundário (Ecaterina Vinnitcaia, Iris Calinas, Joana Oliveira, Mariana Coelho e Maria Tomás) obtiveram o 1º lugar neste escalão com o projeto “Eco Location”. Com o objetivo de resolver o problema da limpeza de São Martinho do Porto, principalmente no verão, onde a ocupação local multiplica substancialmente, criaram uma aplicação que dá a localização dos ecopontos e a informação se estão cheios ou vazios. Esta informação faculta aos utentes a informação do local mais próximo a que se devem dirigir para depositar os seus “lixos”. A aplicação serve também notificar a empresa de recolha de modo a otimizar as suas deslocações a São Martinho.

Os galardões Alcoa D’Ouro foram entregues numa cerimónia pública reallizada no Mosteiro  de Alcobaça, que agregou também a comemoração dos 75 anos do jornal O Alcoa.

alcoa 2020           alcoa 2020 1
1º lugar do 3º ciclo com o projeto “Leaflife”    1º lugar do ensino secundário com o projeto “Eco Location”

 

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros Voluntários
2460-654 S. Martinho do Porto
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 262 985 090
Fax: 262 989 083

© 2018 AESMPORTO

Procurar