Comemoração do Dia Nacional do Mar - 2020

Imprimir

Turma faz-se às dunas…

       A turma 8ºB, acompanhada da Diretora de Turma, professora Solange Alfredo, e dos professores Rita Santos, Ana Cordeiro e João Costa fizeram uma saída de campo, à baía de São Martinho do Porto, no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar.

     Esta saída escolar teve como objetivo assinalar o Dia Nacional do Mar e enquadra-se nas atividades do Programa Eco-Escolas, mais especificamente, no projeto “Os Suspeitos do Costume”. Esta atividade faz, ainda, parte dos temas relacionados com a proteção e conservação da Natureza, tratados no D.A.C. da turma e teve como principal impulsionadora a Ecodelegada da turma.

     De acordo com as recomendações do Projeto “Os Suspeitos do Costume”, os alunos dividiram-se em dois grupos, numa área previamente delimitada por coordenadas geográficas, num espaço de 100 metros lineares, por grupo, em frente ao mar, e com a largura delimitada pelas dunas. O objetivo era recolher o lixo aí depositado.

      Foram recolhidos 11 quilogramas de lixo, identificado, contabilizado e registado num impresso próprio. A maior parte do lixo era beatas, cotonetes, pedaços de esferovite e fragmentos de plástico. Para além deste lixo, foram encontrados outros resíduos insólitos: cuecas, meias, tampões, pensos higiénicos e brinquedos de criança. Com a explicação da professora de Ciências Naturais identificaram, ainda, um pato morto, esqueletos de ouriços-do-mar e cápsulas vazias de ovos de tubarão.

      Este projeto tem continuidade e estas saídas terão de voltar a ser feitas de dois em dois meses.

 Aluna do 8º B  

 dia nacional mar1   dia nacional mar3
     
dia nacional mar2   dia nacional mar4